INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME

Ferramentas Online 

O ITC – Internacional Trade Centre é uma agência conjunta da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas, criada com o objetivo de apoiar a internacionalização das pequenas e médias empresas. Esta agência tem vindo a desenvolver várias ferramentas online, em conjunto com vários parceiros, que apoiam os operadores económicos nos seus esforços de internacionalização.

Das várias ferramentas online disponíveis, destacam-se as seguintes, de acesso gratuito, por focarem duas matérias de especial relevância para os operadores nacionais:

 

Trata-se de um portal, desenvolvido em parceria com a União Europeia e lançado oficialmente em março de 2018, que apoia os operadores económicos que façam (ou queiram fazer) negócios na região do Mediterrâneo.

Reúne estatísticas sobre comércio, direitos aduaneiros aplicados, regras de origem, requisitos de importação e exportação, bem como contactos das entidades competentes dos 9 países envolvidos (Argélia, Egipto, Jordânia, Israel, Líbano, Marrocos, Palestina, Tunísia e Turquia).

Disponibiliza guias de apoio à importação e exportação, com informação sobre procedimentos e formalidades, aduaneiras e não-aduaneiras, relativos a Marrocos, Tunísia, Egipto e Jordânia. Possibilita ainda a resposta a questões concretas dos operadores económicos, apresentadas via portal, às entidades competentes dos vários países envolvidos.

Está também disponível para download uma aplicação móvel deste portal.

 

 

Trata-se de um portal, desenvolvido em parceria com a Organização Mundial de Alfândegas e a Organização Mundial do Comércio, lançado oficialmente em junho de 2018.

Permite uma pesquisa fácil e intuitiva por parte dos operadores económicos, com base no código do produto a exportar (de acordo com Nomenclatura Combinada), o país de origem e o país de destino.

Fornece informação imediata sobre os acordos comerciais em vigor, preferências pautais, regras de origem específicas do produto, bem como outras condições e documentos exigidos para prova de origem.

Permite ainda comparar as regras de origem de diferentes acordos comerciais.

À data, esta ferramenta reúne informação sobre as regras de origem previstas em 250 acordos comerciais (em vigor, em assinatura ou em negociação), incluindo o CETA entre a UE e o Canadá e o ACL entre a UE e o Japão.